sábado, 10 de setembro de 2016

Posted by DIRETO DA REDAÇÃO On 19:01
Pedro Henrique de Melo
(professor, jornalista, produtor cultural)
Especial para o JIC

Assisti ao filme e estou em êxtase. Primeiro porque o filme é do Recife, é de Pernambuco, e porque ele transpira poiesis...
A trilha sonora deste filme fica ecoando no nosso âmago e nos conduzem a uma nostalgia sem precedentes, a gente perde a noção entre o que é pretérito, presente e futuro, “hoje... cravo em meu corpo as marcas do meu tempo... hoje...” (...).  Simplesmente não conseguimos nos levantar da cadeira, o filme nos aprisiona cheios de sensações sinestésicas.
Adentra as entranhas da alma pernambucana e traz à tona os contrastes entre os Sobrados e Mocambos, assim como os ranços que entrelaçam a Casa Grande e a Senzala. Além de jogar água no rosto dos Donos do Poder, molhando o estamento burocrático..., sem esquecer de nos mostrar as Raízes do Brasil.
E mesmo que o status quo queira esconder, o filme derrama o pus, sem contaminar a água doce que nos inebria diante de tanta delicadeza que arrebata nossos olhos, a tal ponto do coração gritar: EU AMO MEU RECIFE, mesmo ele sendo tão desigual.
A rigor, o enredo da história conta a vida de Clara, uma jornalista musical aposentada, moradora do Edifício Aquarius, onde todos os outros já venderam os apartamentos, e uma construtora quer, DESESPERADAMENTE, derrubá-lo para construir um arranha-céu, mas Clara resisti. Por que venderia um apartamento grande e de frente para a beira-mar de Boa Viagem?
O melhor é o refinamento da personagem Clara interpretada por Sônia Braga. Ela é tão culta e aprazível que suas rugas não incomodam, muito pelo contrário, transpiram beleza...
Aquarius é um libelo da resistência, porque luta em prol dos princípios mais puros que norteiam a vida: preservar as memórias afetivas diante de tantos amores líquidos!
Outra singeleza marcante é quando toca na vitrola o poema O vento, declamado por Vinicius de Moraes e cantado pelo MPB4!!! Ufa!!! Não tem como conter as lágrimas: É BELO!
Enfim, Aquarius é repleto de sutilezas que tocam a alma e nos obrigam a entrar em um aquário do qual não queremos sair: assistam sem pudor.
Adorei e quero assistir novamente! Mas para quem está acostumado aos estrondos cinematográficos não irá gostar deste, pois ele fala em silêncio, sussurra em nossos ouvidos gemidos de plena satisfação!  

0 comentários:

Postar um comentário